segunda-feira, 14 de abril de 2014

Atraso nas obras do São Francisco prejudicam abastecimento de água

transposição so são francisco
Do Globo Rural – As obras da transposição do Rio São Francisco começaram há sete anos e já estouraram o prazo de conclusão e o orçamento diversas vezes. Com isso, açudes que deveriam ter sido beneficiados com um bom volume de água enfrentam problema pra abastecer municípios e perímetros irrigados.
O município de Parnamirim, no sertão de Pernambuco, é um dos locais que serão beneficiados com a transposição das águas do Rio São Francisco. Lá existem dois importantes açudes que estão praticamente vazios por causa da estiagem, que já se estende por quase 5 anos na região: o do Chapéu que hoje está com apenas 7% da capacidade máxima e o de Entremontes, o segundo maior do estado, cujo nível está em 11%.
As obras da transposição tiveram início em dois mil e sete e deveriam ter sido concluídas ainda em 2012, mas problemas exigiram novas licitações e os trabalhos foram interrompidos diversas vezes.
Além da construção de canais, que vão conduzir água pelo semiárido nordestino, no projeto também está incluída a recuperação de 23 açudes, como os de Pernambuco e outros localizados nos estados da Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará. Confira o vídeo com a reportagem completa e veja a situação em Fortaleza e a resposta do Ministério da Integração Nacional para o atraso nas obras.
Fonte=Blog Robson Pires.

Nenhum comentário:

Postar um comentário