terça-feira, 1 de julho de 2014

Musculação causa varizes: mito ou verdade?

Foto: Dreamstime
Foto: Dreamstime
Muito se fala sobre a relação entre o aparecimento de varizes e a prática da musculação. Qualquer exercício físico é benéfico para prevenir varizes, inclusive a musculação. Muitas vezes, a prática dessa atividade física melhora a circulação, já que a panturrilha funciona como uma “bomba muscular”, auxiliando no retorno do sangue venoso dos pés para o coração. Um trabalho de tonificação e hipertrofia da musculatura dos membros inferiores, principalmente panturrilha (batata da perna) e pés, é perfeitamente recomendável. Quem não tem predisposição para varizes não as terá só porque faz ginástica com pesos. Se a pessoa tem histórico familiar ou já tem varizes, deve, obrigatoriamente, passar pelo médico angiologista, para que ele faça uma avaliação e tome os cuidados necessários na hora de praticar o exercício.

Para quem já tem o problema, os  exercícios podem ser adaptados. Os que são feitos em pé podem ser feitos sentados ou deitados — isso alivia a sobrecarga nas pernas. O aluno pode dar ênfase ao trabalho de resistência muscular e sempre adaptar o peso adequado a cada pessoa. Os exercícios aeróbicos são os mais benéficos, mas a musculação  favorece a contração da musculatura. Vale lembrar que a respiração é importantíssima, porque se a pessoa faz o exercício mas prende o ar em vez de soltá-lo, ela não terá o processo do fluxo venoso feito com exatidão.

Estudos na área da Angiologia comprovaram que as principais causas das varizes são a genética e o sedentarismo e que os exercícios físicos colaboram para a angiogênese — processo onde novos vasos sanguíneos são formados a partir de vasos já existentes.
Segundo o angiologista Ricardo Brizzi, a musculação não é capaz de causar varizes. Mas é preciso ressaltar que o exercício não vai diminuir as veias.  Portanto, é primordial que a pessoa que sofre desse mal procure um especialista para iniciaro tratamento e prevenir futuros problemas. Importante também é procurar a orientação de um profissional antes da prática de qualquer exercício físico.

FONTE- BLOG DA KARLINHA
Fonte=http://www.lucineidemedeiros.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário